Portuguese English French Spanish

História

Definitivamente, o catarinense Junior dos Santos não tem medo de cara feia. Pudera: aos 28 anos, Cigano, como tornou-se célebre, é o campeão mundial dos pesos-pesados do UFC, o Ultimate Fighting Championship, principal campeonato de Artes Marciais Mistas do mundo. 

Mas, nem tudo na vida de Junior Cigano foram flores, sua infância pobre fez com que ele trabalhasse desde criança vendendo sorvetes, entregando jornal e em outras atividades da qual se orgulha. Sempre com o sonho de crescer profissionalmente para ajudar sua mãe e família.

A história de Cigano começa em Caçador-SC, na divisa com o Paraná. Lá, até conheceu o judô e a capoeira, mas não levou os esportes a sério. Aos 18 anos, resolveu mudar a vida de ponta-cabeça. Tinha alguns amigos em Salvador e partiu para a Bahia.

Para se sustentar, o peso pesado de 1,93 m e 108 kg acabou virando garçom, em busca de boas oportunidades. Antes de chegar às lutas, ainda conheceu sua mulher Vilsana Picolli.

"Começei a treinar em 2005, logo após assistir um treino de boxe na academia Champion, de Dórea, no bairro Cidade Nova. Entrei e passei a me dedicar ao jiu-jitsu, com o professor Yuri Carlton. A ligação com o esporte foi instantânea. Eu já era bastante grande, forte para o treino, e o professor Yuri viu que eu aprendia rapidamente e gostou do que eu apresentava. Mas eu não gostava do MMA, cai meio de paraquedas. Tinha um treino à tarde para o pessoal do vale-tudo, ele me convidou e acabei gostando.”

O responsável pelo crescimento de Cigano como atleta foi sem dúvidas Luiz Dórea, famoso por levar Acelino “Popó” de Freitas ao título mundial de boxe. Além desta modalidade, Dórea já começava a evoluir na preparação de lutadores de MMA, sempre com ênfase no pugilismo, junto aos seus pupilos no boxe Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, grandes ídolos do catarinense. 

O diferencial de Cigano, segundo o próprio lutador, é sua força no boxe. Apesar de também se dedicar a outras modalidades, como o wrestling e o muay thai, treina no quadrilátero todos os dias, intensificando a variedade de artes quando os combates se aproximam.

- "O boxe está nas pernas, na movimentação e em como você se põe para golpear. Nas minhas lutas, eu me coloco. Não é só a força do murro, eu tento me posicionar bem para ter um golpe bom”, explica ele.

Com apenas 5 anos no octógono, "Cigano" sagrou-se campeão dos pesos-pesados do UFC nocauteando Cain Velasquez após um minuto e quatro segundos do 1º round em uma luta histórica no UFC on FOX 1, que pela primeira vez foi transmitida pela TV aberta, tanto nos EUA (Fox) quanto no Brasil (Globo). Júnior dos Santos foi o segundo brasileiro a conseguir o cinturão dos pesados, porém foi o primeiro a consagrar-se campeão absoluto da categoria.

No dia 14 de Agosto de 2012, "Cigano" assinou contrato com o clube do Corinthians se tornando um dos atletas mais reconhecidos no Brasil.

Vídeo Relacionado

Confira neste video a história de Junior dos Santos

Imagens adicionais


 

 
 

 

 

Nós temos 10 visitantes online
Copyright © 2014. :: JUNIOR DOS SANTOS "CIGANO" - Web Site oficial ::. Midiav7 Interactive - Desenvolvimento de WebSites
S5 Logo